sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Isto é acessibilidade?


Segundo a lei Nº 4.898 todo cidadão tem o direito de ir e vir, porém na prática observamos que não é isto que ocorre. Um cadeirante, por exemplo, se quer sair de casa vai encontrar inúmeras dificuldades desde pessoas mal educadas ou mal orientadas que estacionam seus veículos no meio da calçada, ônibus que são projetados para eles, mas que têm péssimo funcionamento.


Acho muito digno ser determinada a colocação de elevadores para deficientes na maioria dos ônibus, porém o que percebo é que muitas vezes isto fica só na teoria em média nos ônibus que pego se um cadeirante precisa utilizá-lo, o elevador não funciona e é preciso erguer o deficiente para subir para o ônibus, se há elevadores tem que ter manutenção. O que me deixa mais indignada são as pessoas que começam a reclamar pela “demora”. Uma vez ouvi uma senhora que viu um rapaz cadeirante em uma praça, vendo um jogo de futebol e comentou com sua amiga “(...)olha lá, assim ele se sente mais normal(...)”  fiquei refletindo, só por ele ter uma limitação física isto o torna anormal? 

Conheço pessoas que tem deficiências e correm atrás do pão de cada dia, sem precisar que ninguém sinta “pena” deles. O meu objetivo não é defender quem tem uma deficiência, mas é tentar acordar as pessoas que não tem o mínino de respeito a elas ou conhecimento sobre acessibilidade. Em certo ponto somos egoístas, pois só lutamos e defendemos aquilo que pode nos trazer benefícios, se temos um filho deficiente vamos lutar para que ele tenha o mesmo direito que todos, mas se não temos o que fazemos? Nada. 
Gostaria que todos tivessem atitudes que tentassem tornar um mundo acessível a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário