quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista com Rafael Dante, o último campeão da batalha do Tanque.

Rafael Dante é um MC Gonçalense que vem tendo destaque por sua qualidade no improviso/freestyle. Vem ganhando várias batalhas seguidas e colocando São Gonçalo num cenário positivo dentro da Cultura Hip Hop do Estado do Rio de Janeiro, junto com outros MC's.
Ficou claro, que nas últimas batalhas do Tanque, muita gente já o admira mesmo antes da batalha começar e por isso, nós estaremos o entrevistando.

Facebook do MC Dante

Ag. PG - Como você se aproximou da Cultura Hip Hop?
Dante - Desde moleque! Meu pai tinha uma fita do Gabriel o Pensador no fusca, ta ligado?! Dai eu tive esse contato, mas nunca pensei em ser MC. No ensino fundamental, comecei a fazer umas rimas com amigos, mas era funk. Na época os funks estavão començando a vir com essa parada de rimar na hora, de um mc duelar com outro. Uma vez foi um DJ na minha escola e rolou uma oficina de hip hop e ai eu achava que sabia rimar. Ele falou que quem quisesse mandar uma rima podia, eu cheguei, rimei, falei o nome de geral e dai geral me cumprimentou. Fiquei meio que conhecido na escola e ai comecei a cantar lá com os amigos. 
Depois fui num evento de rap, acho que foi no SESC de Niteroi. Conheci MC Revolução (logri), a galera de São Gonçalo e aos poucos fui me enturmando. Ai o Revolução me chamou para ir no turbilhão hip hop, que rolava no SESC de São Gonçalo com a rapaziada do prioridade, conheci o Diego, ec. Depois participei de batalhas lá e ganhei minha primeira batalha também.

Ag. PG - E São Gonçalo? Qual a posição que São Gonçalo vem conquistando no Rio de Janeiro em relação ao Rap?
Dante - São gonçalo é dificil né mano, nós que nascemos aqui já nascemos alguns anos atrasados, mas tenho muito orgulho dessa cidade. Tempos atrás rolavam projetos como o geração na trilha, que era o projeto dos amigos do prioridade. Temos grandes artistas como Dom Negrone, Tigrão Big Tiger, meu mano Arrá, o Funk e outros grandes nomes que fazem parte do rap nacional.
Creio q o ano de 2012 foi um ano muito bom pro rap aqui em nossa cidade a iniciativa de reunir a galera nessa roda cultural de quarta que no passado, foi do nada e hoje é uma parada muito seria. Se juntam muitos jovens, crianças e adultos de varios cantos querendo absorver cultura. Muito bonito isso!
Hoje posso afirmar que temos uma das melhores rodas de rima do RJ e a tendencia e melhorar. Estamos aprendendo uns com os outros!

Ag. PG - E as batalhas cara? Esse é seu forte né? O que tu pensa antes de começar uma disputa com outro MC para saber quem tem a melhor rima?
Dante - Batalhas rsrs ,se é meu forte não sei sei que gosto muito e quando entro entro pra ganhar odeio perder acho q todo mc detesta mas faz parte da rotina tbm , antes de uma batalha eu proucuro me concentrar não ficar muito perto dos mcs que vão batalhar não gosto de ficar rimando junto ali de muita conversinha pq sei que quando estivermos lá na frente temos q ser agressivos e intimida-los,depois da batalha não agente conversa é amigo tamo junto mas antes evito o contato


Ag. PG - Falando em amizade, e a Roda Cultural de São Gonçalo? É uma roda de amigos? O que ela contribui para sua vida?
Dante - A roda cultural é uma parada fantástica mano. Por lá, todo mundo interage, independente de estilo . gosto. Todo mundo curte o movimento, rola troca de informações e conhecimento. Com o tempo, quem vai chegando logo é acolhido pelo grupo. Na minha vida, a roda cultural é como uma reunião familiar. Contribui pro conhecimento e me mantem ocupado, podendo transmitir cultura para outros.

Ag. PG -  Como você vê a roda e o cenário do Hip Hop Gonçalense daqui a alguns anos?
Dante - A tendência daqui pra frente e surgir novos artistas na cena. O rap em São Gonçalo está cada vez mais maduro. Temos grandes MC's, que levam a parada a sério e creio que daqui a algum tempo a Roda Cultural vai ser o espaço onde os MC's vão falar .. "tudo começou ali", além de salvar muito moleque que poderia estar fazendo alguma coisa errada.
A gente está ali porque curtimos música, cultura e para fazer grandes amizades.

Dante - Queria agradecer a geral que fortalece a cultura em São Gonçalo, a rapaziada que cola na roda toda quarta pra somar e agradecer aos amigos que  me incentivaram a fazer parte dessa cultura. Queria agradecer também para a galera que curte e compartilha meus vídeos no Youtube e também para a Agência PapaGoiaba.

7 comentários:

  1. MEU LINDO ADOREI, TORÇO PELO SEU SUCESSO E MELHOR SOU SUA TIA DE CORAÇÃO. MUITO SUCESSO PRA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. AAAÊÊÊÊ MEU PARCEIRO MANDOU BEM, TE CONHEÇO DESDE O COMEÇO E TORÇO POR VC ATÉ O FINAL... TUDO NOSSO MEU MANO.

    ResponderExcluir
  4. Saymos Siqueira

    Isso aew Revolução taNo ar ...

    ResponderExcluir
  5. aê Daaaaaaaaaaaaaaante , parabéns malauco !
    que Deus ilumine seu caminho e não se apresse para nada , há teeempo para toodas as coisas ! muuita sorte na sua caminhada .. abraço !
    Ellen .

    ResponderExcluir
  6. Caraaio mlqq . sempre soube que tu era Piicadagalaxiaa . :D . tmj lecãao !

    ResponderExcluir