sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Desperdício de Investimento


Hoje, eu acordei pensando em como certas coisas, que são super simples, são convertidas em coisas extremamente complicadas, e que essas tais complicações, interferem negativamente na resolução de alguns problemas. Coisas que poderiam melhorar a vida de uma ou de milhares de pessoas.

Nas administrações públicas por exemplo, se gastam as vezes milhões em coisas que, muitas vezes, não terão utilidade nenhuma pra cidade, ou uma "utilização limitada", e graças à esses milhões gastos, no final de um mandato, deixa-se um rombo nos cofres, prejudicando assim a "limpeza da casa" pela próxima gestão.


Por algumas vezes, isso é culpa do eleitor, que se embriaga com promessas infames, sem nenhum cabimento, achando que a vida vai melhorar, e quando acaba o mandato, o que se vê? Casa suja, cheia de contas pra serem pagas, e a população a mercê de uma história negativa, tanto pra si própria, quando para cidade

A atual gestão na cidade de São Gonçalo divide opiniões. Em 8 anos, ela fez muitas coisas pra pelo menos metade da população, mas de certa forma, metade dessa metade também sofre com coisas que, poderiam ter sido resolvidas, se não houvesse fatores políticos e burocráticos. A verdade é que a outra metade da população gonçalense simplesmente viu 8 anos jogados pelo ralo, e escorrendo pelo esgoto à céu aberto, situação parecida com diversas ruas da cidade, que sequer tem saneamento básico.

São Gonçalo espera mesmo, é que a nova administração invista em coisas que uma prefeitura deve investir, e deixar as responsabilidades do governo do estado para o governador. Não perder tempo investindo em segurança, mas sim em saúde, educação, transporte, infra-estrutura, coisas que o município precise. Não que não precisemos de segurança, mas segurança num contexto geral, é responsabilidade do governo do estado.

É cada um fazendo sua parte: a prefeitura cuidando de serviços municipais, o governo do estado cuidando do estado e das prefeituras de modo individual e a população - que elege as administações públicas - cobrando o que foi prometido, correndo atrás dos seus direitos. Porque cidadão não aquele que só paga os impostos, cidadão mesmo é aquele que sabe porque está pagando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário