sábado, 14 de julho de 2012

Rock ontem,hoje e sempre!


por Carolline Sobreira

Em comemoração ao dia de ontem, 13 de julho. que foi comemorado o dia mundial do rock, e que também é a comemoração de 58 anos da existência do rock, hoje trazemos para vocês um pouco sobre esse ritmo musical que até hoje faz sucesso. Ele surgiu da década de 50 através da mistura de gêneros musicais como o ''blues'','country'' e o ''jazz''. Durante seu início, o rock foi considerado um estilo musical rebelde, mas que foi aprovado por muitos jovens da época. Desde seu início já tivemos grandes nomes se lançando e que até hoje são lembrados por todos como o rei do rock, Elvis Presley, que mesmo após a sua morte continuou fazendo sucesso e nunca foi esquecido tendo ainda o seu título de ''rei''.


Mesmo tendo surgido na década de 50 podemos dizer que o rock so ganhou forças e ficou mais popular a partir da década de 60 que ficou marcada por ser o ano que mais lançou bandas de sucessos de todos os tempos, como ''The Beatles'' que estouraram nas paradas dos EUA e Europa, além de ''Rolling Stones'', ''Pink Floyd'', ''The Doors'', entre outras.

Também não podemos esquecer que nessa década devido aos movimentos pacifistas, as manifestações contra a ''Guerra do Vietnã'' e também ao crescimento abusivo do uso de drogas registrado, ficou considarado como ''Anos Rebeldes'' e por isso o tal famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”

Nas décadas seguintes podemos ver a grande evolução do rock,sendo assim dele surgindo novos ritmos como o disco music, pop rock, punk rock e o heavy metal de bandas como Led Zeppelin da década de 70. O new wave da banda ''The Police'' e o começo do sucesso da Banda U2 na década de 80 e a fusão de ritmos e sucessos diferentes da década de 90.

No Brasil o rock estorou na década de 60 na voz da cantora Celly Campello com seus sucessos ''Banho de Lua'' e ''Estúpido Cupido". Logo surgiu Roberto Carlos e Erasmo Carlos e na década de 70, fazendo ainda mais sucesso com Raul Seixas e logo nas décadas seguintes com temais mais urbanos e falando do dia-a-dia, sugiram Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Raimundos, Charlie Brown Jr, Skank, entre outros que continuam fazendo sucesso até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário